sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Meio Ambiente Social

Muito se fala hoje em consciência ambiental e preservação do planeta. Isso pode ser visto através das inúmeras campanhas sobre meio ambiente e tentativas desesperadas de organizações ambientais de alertar a população sobre os riscos de, num futuro próximo, nosso planeta não ter mais recursos naturais suficientes para nos suprir. Mas além de todos esses problemas com o meio ambiente e com os recursos naturais, existe outro meio ambiente: o nosso meio ambiente. Tudo que nos cerca, as pessoas com as quais convivemos, nossa casa e nossas próprias maneiras de agir e de nos socializar, são nosso meio ambiente.
Nosso cotidiano em, si se faz por nossas próprias vontades. Diretamente e primariamente. Vivemos num mundo de atitudes equivocadas, de uma inversão de valores tremenda e uma alienação televisiva incrivelmente fabricada. Parece que ninguém se satisfaz com nada. Num espaço onde todo mundo é egoísta e passivo fica difícil pensar no próximo. Esse talvez seja o primeiro passo para construir um ambiente mais harmonioso: pensar nos outros. Cada ação que tomamos gera uma reação positiva ou negativa. E se agirmos de um jeito menos comodista, a chance de ter uma reação positiva é maior. Se as pessoas procurassem entender melhor o caos em que vivemos, talvez parassem um pouco de pensar sozinhas e começassem a pensar globalmente, e veriam que, se quiséssemos viver num planeta melhor, deveríamos preservar o meio ambiente.

Procurar, em todos os atos, ser uma pessoa melhor também é um passo gigantesco para se ter um equilíbrio maior com as pessoas. Afinal, o segredo de se estar num espaço favorável não está em como esse ambiente é, mas sim em como nós vemos esse ambiente.

Devemos buscar o equilíbrio em todas as situações e tentar manter o controle em todas as horas. Devemos analisar as situações e construir um jeito de resolvê-las, com a maior serenidade possível, evitando conflitos entre você mesmo e o seu ambiente. Evitar brigas, discussões e atritos entre você e as outras pessoas é primordial. Por mais dano que você queira causar em uma pessoa, por vingança ou algo do gênero, pode ter certeza de que, quem vai sofrer mais danos é você mesmo.

Leia. É a melhor forma de ter um nível sócio-cultural melhor. Além disso, nos faz ficar mais críticos e isso nos torna mais inteligentes.

Não procure entender os outros. Isso nunca funciona. Antes de entender o outro, tente se auto-descobrir. Nunca se sabe o que as pessoas então pensando, mas você pode tentar entender o que você mesmo sonha, pensa e sente. Compreender o que você é ajuda muito, em aceitar as pessoas e tudo que te cerca do jeito que elas são. Aceitar as coisas como são é indispensável, porque ninguém muda ninguém. E tentar mudar o jeito das outras pessoas, não dá certo.
Quem sabe isso tudo não ajude a fazer com que possamos ver os problemas da natureza e tentar resolvê-los. Afinal, um indivíduo em harmonia com as coisas ao seu redor, se sente muito mais motivado a mudar as coisas que ele tem a impressão de que são distantes. Porque, embora todos os problemas naturais nos afetem, sentimos, de certo jeito, que eles estão distantes.
Não sei vocês, mas viver com serenidade e harmonia, é o melhor caminho pra se atingir um equilíbrio nas nossas vidas, o que eu considero muito importante.

3 comentários:

Mariana K disse...

bom texto. apesar de meio deja-vu (ou seja lá como se escreve isso...).
mas vc também deve ter reparado nisso. =)

Anônimo disse...

Muito bom Jean.

Alem de amigo so teu fã numero 1! haha

mas esse tipo de coisa ja vem sendo publicado em tudo q eh lugar, e ninguem se mobiliza a tentar mudar, eu achu q eh muito mais comodo vive no caos que a gente vive...

mas isso eh assunto pra uma discussão regada a um wisk 65 anos...

haha

abraço Jean!

Unknown disse...

Uh, esse texto foi bem formulado!
O maior problema das pessoas é o imediatismo...dá pra fazer o bem pros outros sendo egoísta, sabia?
Acontece que os egoístas são imediatistas, e é por isso que tudo tá desse jeito.
São como crianças, que preferem metade da recompensa agora, ao invés de recebê-la inteira depois de meia hora...
Ser tolerante com os outros com certeza é o primeiro passo que todos deveriam tomar.
As propagandas para alertar sobre a situação do meio ambiente também são obras de gente imediatista[o que assusta]...chega uma hora que eles são obrigados a agir da maneira certa para se safarem.
O equilíbrio será alcançado de um jeito ou de outro, nba minha opinião.O foda para os imediatistas é estarem vivendo na época em que a balança pende para o lado ruim, e morrerem antes de ver o lado bom. Pros altruístas, o ruim seria não deixar descendentes pra ver o lado bom.